XVI edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

XVI edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete

A XVI edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2016) decorreu no dia 30 de novembro de 2016, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior.

A ponte galardoada com o 1º prémio suportou uma carga de 73,9 kg. Embora o recorde de carga não tenha sido superado, o número de 38 pontes a concurso demonstra o interesse e forte adesão da comunidade estudantil a este evento.

A salientar a participação na edição deste ano de seis pontes projetadas por alunos da Academia Júnior de Ciências da UBI, tendo sido galardoada uma delas com um prémio de Estética.

Adicionalmente, este ano foi novamente incluída a categoria de “Torres” a concurso. Esta categoria foi organizada pelo NEUBI. A equipa vencedora conseguiu construir, em 70 minutos, uma torre estável com 4,22 metros de altura.

O evento foi marcado por uma elevada participação do público que presenciou à execução das categorias de “Resistência” e de “Torres” em simultâneo.

Nas distintas categorias do concurso, foram galardoados os seguintes concorrentes:

Categoria “Resistência”:

1º prémio: Carga = 73,9 kg — José Cardoso, Eng. Aeronáutica (2º ciclo), UBI.

2º prémio: Carga = 64,6 kg — Samuel Almeida, Eng. Eletromecânica (2º ciclo), UBI.

3º prémio: Carga = 48,2 kg — Diogo Marto, Eng. Aeronáutica (1º ciclo), UBI.

Categoria “Estética”:

1º prémio — Bruno Lopes, Eng. e Gestão Industrial (2º ciclo), UBI.

2º prémio — Diogo Marto, Eng. Aeronáutica (1º ciclo), UBI.

3º prémio — Prémio atribuído a dois elementos por empate na classificação: Hélder Martins, Eng. Aeronáutica (1º ciclo), UBI e Daniela Morgado, João Tomás, Beatriz Abrantes, Catarina Marques, Academia Júnior de Ciências da UBI, Escola de Gouveia.

Categoria “Torres”:

1º prémio: Altura = 4,22 m — Equipa António (Martim Aguiar, Daniel Cardoso e Luís Paredes), Eng. Eletromecânica (2º ciclo);

2º prémio: Altura = 2,00 m — Equipa Glue Leaders (Ana Rita Paiva Lourenço, Diana Carvalho Rodrigues, Nadejda Licova), Eng. Aeronáutica (1º ciclo);

3º prémio: Altura = 0,98 m — Equipa Three Builders (Abílio José Soares Dias, Guilherme Almeida Gomes, Rodrigo Miguel Martins de Jesus), CTCAV, (11°), Escola Secundária do Fundão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *