Mais um ano, mais uma edição das Jornadas de Engenharia Eletromecânica organizadas pelo NEUBI!
Decorreram nos dias 3 a 5 de maio na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior. São uma excelente oportunidade para os estudantes de Eng. Eletromecânica e também para o resto da comunidade Ubiana para poder conhecer, fora do contexto de sala de aula, novas empresas, novas oportunidades e aprender mais sobre o papel da engenharia no mundo da indústria.
Este ano, novamente com uma churrascada á mistura, e uma feira de emprego onde os participantes puderam ter um contacto mais próximo com as empresas e os oradores presentes.
Conhece mais sobre as empresas que estiveram presentes:
A Biotek é uma empresa de referência no mercado de pastas branqueadas de eucalipto, com grande realce no mercado de pasta TCF (Totally Chlorine Free). Em 2008 a Biotek concluiu a alteração do seu processo produtivo, passando a produzir pasta branqueada de fibra curta de eucalipto. As propriedades da madeira utilizada e a própria conceção do processo produtivo com tecnologias “amigas” do ambiente permitem à Biotek produzir pasta TCF e conferem à pasta da Biotek qualidades específicas para o seu mercado.
A pasta da Biotek é predominantemente indicada para os mercados de papel tissue, sendo que praticamente a sua totalidade é destinada aos mercados da União Europeia. Nestes mercados, aproximadamente 10% da pasta é transacionada por pipeline com as fábricas de papel situadas em Vila Velha de Ródão e o restante é para os principais países europeus, nomeadamente países da Europa do Norte.
A CP- Comboios de Portugal- é uma entidade pública empresarial que tem como único acionista o Estado Português e está sujeita à tutela do Ministério das Infraestruturas e Habitação e do Ministério das Finanças.
Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 99,1 milhões (em 2021) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.
Pudemos ficar a saber mais sobre a CP com o Eng.Pedro Rita, diretor de manutenção e engenharia na CP.
O Centro de Investigação de Sistemas Eletromecatrónicos (CISE), instituído na Universidade da Beira Interior (UBI), está vocacionado para o estudo de sistemas eletromecatrónicos, integrando num único domínio as seguintes três grandes áreas da engenharia: engenharia elétrica, mecânica e eletrónica.
O CISE compreende quatro instalações de investigação: o Laboratório de Sistemas Eletromecatrónicos (LSE) na Universidade da Beira Interior (UBI); o Laboratório de Sistemas de Energia Elétrica (LSEE) na Universidade do Algarve (UAlg); o Laboratório de Modelação de Sistemas Eletromecatrónicos (LESM) na Universidade Mohamed Khider em Biskra, Argélia; e a Estação Internacional de Investigação em Energias Renováveis da Guarda (GIRS-RES) no Politécnico da Guarda (IPG).
Pudemos ficar a saber mais sobre o CISE com o Prof.António Marques Cardoso, coordenador deste centro de investigação.
A MEPISURFACES, LDA faz parte do grupo FM INDUSTRIES – SYCRILOR.
Um especialista de renome no fabrico de artigos metálicos de alta qualidade e precisão. Atua em diversos setores de atividade: acessórios de couro de luxo, joalharia, relojoaria, instrumentos de escrita, bem como no lazer e na indústria.
Ao longo dos anos foi desenvolvendo o seu know-how: agora estende-se desde a conceção de ferramentas próprias até ao tratamento de superfícies e inclui mais de 20 profissões. Esta integração permite a empresa controlar toda a cadeia de produção de forma a garantir aos clientes preços competitivos, grande capacidade de resposta e qualidade irrepreensível.
Mesa Redonda
No dia 3 de maio a partir das 17:30H ocorreu a habitual Mesa Redonda no auditório 8.01.
Esta Mesa Redonda constituiu numa conversa informal sobre a perpetiva futura de um recém licenciado em Engenharia Eletromecânica. Juntámos alguns ex-alunos de Engenharia Eletromecânica que estão a seguir ramos diferentes desde a indústria à investigação e até ao ensino para poderem expor e discutir as suas experiências, escolhas e desafios após o terminar do curso assim como as suas perpetivas para o futuro na engenharia.
Participantes:
🔸Daniel Silveira | Ex-aluno Eng.Eletromecânica
🔸João Martins | Ex-aluno Eng.Eletromecânica
🔸Pedro Andrade | Aluno Doutoramento Eng.Eletrotécnica e de computadores
🔸️Prof. Martim Aguiar | Aluno Doutoramento Eng.Mecânica
🔸️Prof. Pedro Dinis | Presidente Dep. Eng.Eletromecânica
A FS Industries foi formada com base no conhecimento e experiência dos seus sócios nas áreas da metalomecânica, eletricidade e automação industrial, permitindo assim oferecer aos seus clientes um vasto conjunto de serviços e produtos nas mais diversas áreas da industria. Como principais serviços que oferecemos podemos salientar:
Maquinação de componentes; Soldadura; Manutenção; Desenvolvimento e construção de equipamentos; Engenharia.
Criada em 2021 a LYNX – Hemp Products, Lda acredita num futuro onde o Cânhamo Industrial faça grande parte do nosso dia-a-dia, já que, este é o recurso natural mais renovável e versátil que a terra possui.
Materiais de construção, papel, tecidos, alimentos, medicamentos, biocombustíveis, baterias e até mesmo bioplásticos.
Tudo isto e mais de 25 mil produtos poderiam ser fabricados e comercializados a partir do Cânhamo Industrial.
Localizada em Penamacor, próximo da Serra da Malcata, reserva natural onde predomina o Lince Ibérico, animal em vias de extinção, que, por consequência, dá origem ao nome da empresa.
Esta empresa acredita na conservação do habitat natural desta espécie e de outras, pratica uma agricultura biológica e sustentável, onde todo o processo, da semente até a prateleira, é artesanal.
Ficámos a saber mais sobre a LYNX, o Cânhamo industrial na eletromecânica e a organização e funcionamento de uma empresa, com Leonardo de Sousa, CEO da LYNX – Hemp Products.
Historicamente, a unidade de investigação C-MAST – Centro de Ciências e Tecnologias Aeroespaciais foi criada em 1994 por um pequeno grupo de engenheiros aeroespaciais. Agora trata-se de um centro de pesquisa vocacionado para o estudo da Energia, Mecânica e Aeroespacial com um amplo espectro de áreas, desde Astrodinâmica até Previsão Tecnológica.
O C-MAST está envolvido em colaborações internacionais de alto nível, redes científicas e sociedades profissionais de prestígio. Tem como visão também intensificar e promover a investigação e colaboração com a indústria em Portugal, melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem nas instituições envolvidas e formar especialistas de alto nível.
Com estes objetivos em vista, as atividades do C-MAST são multidisciplinares e combinam vários aspectos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do Centro podem ser agrupadas em quatro grandes áreas temáticas: Dinâmica e Controlo de Sistemas Espaciais (DyCoSS); Materiais e Estruturas Aeronáuticas (AeroMaS); Sistemas energéticos (SiNerge); Previsão Tecnológica e Gestão Industrial (TeFIM).
O C-MAST foi apresentado pelo Prof. Abílio Silva, investigador deste centro.
Fundada em 1979, a Twintex tem como missão tornar-se o produtor de roupas do futuro. A Twintex (Grupo Twintex Invest) é um fabricante familiar Português de roupa feminina e masculina para as marcas de alta qualidade.
Conta com mais de 400 pessoas que trabalham diariamente para desenvolver roupas sob de alta qualidade protegendo o meio ambiente. A Twintex aposta na sustentabilidade e está a trabalhar com tecnologia de ponta para criar um impacto positivo na Indústria da Moda, que é um objetivo diário para a empresa e para as Marcas/Designers líderes de moda com os quais a Twintex trabalha.
A Ordem dos Engenheiros é a associação pública representativa dos diplomados em cursos de Engenharia.
Uma das suas atribuições é a responsabilidade pela atribuição do título profissional de “Engenheiro”, legalmente necessário para a actuação em determinadas áreas do âmbito da Engenharia.
Nestas Jornadas esteve representada a Ordem dos Engenheiros numa palestra onde os participantes ficaram a saber mais sobre as vantagens de pertencer á ordem, as regalias que esta oferece e como podem fazer parte.
A ENFORCE é uma empresa de Engenharia da Energia, fortemente vocacionada para a Inovação. Foi criada em julho de 2001. Inicialmente centrou a sua atividade no desenvolvimento de projetos de especialidade, nomeadamente infraestruturas elétricas, telecomunicações, AVAC. Complementarmente também iniciou atividades de auditorias energéticas na indústria, naquela data.
Desde 1849, quando Carl Kellner fundou a sua pequena oficina, muitas coisas mudaram no processo de desenho e construção óptica. Algumas coisas, porém, não mudarão nunca. O compromisso com a qualidade, precisão e inovação constitui um valor que vem desde os primeiros dias. Hoje, mais do que nunca, representa as directrizes que guiam a Leica.
Leica é sinónimo de engenharia alemã no seu melhor. O seu ideal é uma parte integrante da cultura de ver. Ao desenvolver instrumentos inovadores que oferecem uma experiência única aos seus utilizadores, a Leica construiu uma história sólida focada na percepção visual do mundo que nos rodeia. O resultado é uma série de câmeras e lentes de renome e uma excelente variedade ópticas de desporto, incluindo equipamentos de grande abertura, binóculos rangefinder a laser e miras de elevada performance.
A Thales é uma líder global em tecnologia com mais de 77.000 funcionários em cinco continentes . O grupo investe fortemente em inovações digitais – Big Data, inteligência artificial, conectividade, segurança cibernética e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos podemos confiar.
Nos mercados de defesa e segurança; aeroespacial e espacial; identidade digital e segurança e transporte, a Thales fornece soluções, serviços e produtos para ajudar os seus clientes – empresas, organizações e governos – a realizar as suas funções.
Presente em Portugal desde 1990, a Thales surgiu no mercado doméstico como líder de soluções integradas de transporte, equipando mais de 1.200 quilómetros da rede ferroviária nacional. Hoje, a Thales é reconhecida como parceira fundamental de tecnologia, líder no segmento de transportes, desenvolvendo produtos e soluções para sistemas de segurança e informação ao passageiro, em Portugal e para os mercados de exportação.
O IT – Covilhã é uma unidade de investigação do IT (Instituto de Telecomunicações). Está sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, onde cerca de 20 docentes e 40 investigadores desenvolvem as suas atividades de investigação em sete grandes tópicos: Computação Gráfica e Multimédia; Tecnologias Móveis e Telecomunicações; Rede e Computação Multimédia; Computação Suave e Análise de Imagem; Redes de próxima geração; Matemática Aplicada e Sistemas de Energia.
Esta unidade de pesquisa oferece uma variedade de instalações desde servidores de rede, clusters de computadores a executar tecnologias de grid e nuvem, várias estações de trabalho gráfico de ponta, impressoras a laser em rede e acesso gratuito a revistas on-line em todo o mundo.
Os esforços de investigação são apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a principal agência de financiamento à investigação do Governo Português, por programas europeus de investigação e pelo próprio Instituto de Telecomunicações.
Dia 5 de maio ás 17:30H no auditório 8.06 foi possível ficar a saber mais sobre a rede elétrica da nossa universidade assim como sobre a rede de internet pública da cidade da Covilhã. O palestrante foi o Sr. Prof. António Domingos Reis, docente do departamento de física da UBI, desde há muitos anos, acompanha os estudantes de engenharia eletromecânica na área da eletrónica.
De seguida, ás 18:15H ocorreu uma breve apresentação por parte da student branch da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) da UBI.
0 comentários